O que levar para comer em trilhas?

Nosso corpo responde aos nossos estímulos e cuidados. Se nos alimentamos de forma adequada, estamos de bem com o lado emocional e temos saúde. O ideal é que os cuidados com a alimentação sejam contínuos e não esporádicos porque nosso metabolismo possui memória. Numa trilha, é necessário redobrar a atenção e escolher bem o que comemos, afinal, encarar muitos quilômetros a pé demanda muita energia. Confira algumas dicas que preparamos para quem quer fazer esse desafio.

Não leve o que você não vai comer

Para encarar uma trilha, é necessário se alimentar de forma a compensar o grande esforço que irá fazer. Assim, o organismo se sustenta sem fraquezas. No entanto, não é necessário abarrotar a mochila de comida; basta selecionar os alimentos que repõem nutrientes fundamentais, até porque quanto menos peso, melhor, não é mesmo?

Evite alimentos com modo de preparo demorado e complicado

Em uma trilha, todo tempo conta. Portanto, nada de ter que cozinhar algo por horas. Se for ficar parado, que seja apreciando a paisagem e o contato com a natureza. O macarrão instantâneo é um grande salvador da pátria dos trilheiros. Eles alimentam bem, não estragam com facilidade e são muito rápidos de cozinhar. Evite, no entanto, aqueles saquinhos de tempero, pois possuem muito sódio e podem estragar o seu passeio.

Nada de deixar a comida estragar

Os alimentos perecíveis estragam com mais rapidez e o risco da temperatura ambiente mudar ou de você se atrasar em algum trecho - mesmo que seja só para descansar - já fazem com que o tempo de vida destes diminua. E os perecíveis mais duráveis ou escolha processados que tem maior tempo de conserva. Até mesmo pães são uma boa escolha (exceto os de casca dura – que ficam duros em poucas horas), mas nada de frios no recheio, ok? No máximo, um queijo curado. Além do pão, biscoitos, sementes e cereais são boas escolhas.

De líquido, prefira água, mas muita água mesmo

Evite os sucos prontos porque, além de fazerem peso,  estragam mais rápido. Prefira as frutas in natura. Goiaba e maçã são ótimos exemplos, pois suas cascas são duras e, assim, mais resistentes ao calor.

Pode levar um doce

É sério, pode sim! Se você não é daquelas pessoas que come açúcar (que não seja frutose) exatamente “nunca”, leve um doce de leve e coma apenas um pouco. Se comer muito açúcar para a trilha, você vai cansar. Nesse caso, um chocolate 70% cacau é uma boa opção porque te ajudar a ter mais energia.

Leve alimentos para o seu café da manhã

Se ficar mais de um dia trilhando, nunca deixe de iniciar a caminhada sem um bom café-da-manhã!. Isso não exclui a necessidade de mais alimentos para os lanches ao longo do dia e o jantar. Além dos pães, cereais, leve também pó de café, leite em pó ou outras coisas que você possa apenas misturar com água e mexer. O Nescau tão querido também tá valendo, só cuidado com o açúcar.

Prefira gorduras boas

As gorduras que costumam complementar os macarrões instantâneos, como linguiça e bacon, não são muito recomendadas, pois não são gordura muito saudáveis. Prefira castanhas, azeite (sem ferver), nozes, entre outros. Se você não tem problema com as uvas passas, elas – juntamente com folhas como a salsa – são ótimas opções de temperos!

Conselhos finais:

  • Nada de ficar horas sem comer! Coma alimentos leves em pouca quantidade e de 3 em 3 horas
  • Beba água com frequência! Nem precisa esperar sentir sede. Beba.
  • Nada de molhos. Eles se deterioram com rapidez.
  • Nada de vidros, só leve potes ou garrafas de plástico. E embrulhe seus alimentos em sacos plásticos para evitar molhar na chuva. O ideal é que sua mochila seja impermeável.

Lembre-se: se tem alguma dúvida, não está com preparo físico, possui alguma patologia específica, ou apenas quer tirar dúvidas, consulte um nutricionista e divirta-se!

 



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